terça-feira, 26 de julho de 2011

Cuidadores de idosos: profissão em alta


Uma reportagem do Bom dia Brasil, do dia 11/02/11, da Rede Globo, chama a atenção da sociedade brasileira para a agenda da longevidade na qual a profissão de cuidador de idoso será essencial para o desenvolvimento social do país, uma vez que até 2050, 30% dos brasileiros serão idosos e muitos vão precisar de algum tipo de cuidado.
De acordo com o Ministério da Saúde, hoje quase quatro milhões de idosos
necessitam de cuidados para continuar a viver em suas casas e na comunidade onde estão inseridos.
Hoje, o cuidador ou cuidadora de idosos já é uma pessoa ou profissional bem conhecida das nossas famílias e da sociedade moderna. Normalmente são mulheres e com baixo nível de escolarização. Esta função está sendo cada vez mais requisitada pelas pessoas idosas e pelas famílias.
Antes o cuidado era feito exclusivamente pelas famílias, mas a família mudou muito nas últimas décadas. Um fator importante e decisivo para a mudança da estrutura familiar foi o fato da mulher, tradicional cuidadora, sair de casa para trabalhar. Outro fato é a redução do número de filhos das famílias brasileiras. Hoje, a média de filhos por família é apenas dois. Esses e outros fatores estão exigindo da sociedade vários rearranjos na responsabilidade de quem cuida da pessoa idosa.
O acesso ao emprego também ocorre por meio de cursos e treinamentos de formação profissional básicos, concomitante ou após a formação mínima que varia da quarta série do ensino fundamental até o ensino médio.
A reportagem da Rede Globo traz ainda o papel do cuidador de idoso: trata-se de um profissional que complementa o trabalho de médicos e enfermeiros, reforça ou até mesmo substitui o carinho da família, e também um papel importante em instituições públicas e privadas para idosos, pois seu trabalho consiste em ajudar o idoso nas atividades do dia a dia, como alimentação, remédios, troca de fraldas, banho..., e identificar os seus desejos.
“Cuidar com amor” foi a resposta das cuidadoras entrevistadas pela Rede Globo, pois se não tiver amor não há como ser cuidadora. Esta é uma questão crucial para a profissão, pois toda a rotina de cuidados gira em torno dos horários e tempos para as atividades do dia a dia, não sobrando espaço e tempo para o cuidador cuidar de si.

Nenhum comentário:

Postar um comentário